Marcadores

quinta-feira, 18 de abril de 2013

NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO


                                        
Navegar livremente é uma boa experiência, permite ao internauta descobrir novos caminhos, novos saberes. A ele é delegado o poder de escolha, as inúmeras possibilidade de percurso oferecidas ao leitor complementam o texto principal. A cada link clicado uma nova página se abre e a decisão é do leitor em seguir adiante ou não. A navegação a deriva exige atenção redobrada por parte do usuário, para que o foco de pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos que embora seja de interesse do pesquisador, mas não se define como complementar.

Aparentemente a terminologia hipertexto parece um termo recente, mas a pesquisa na busca do conceito deste termo revelou grandes descobertas. Autores que versam sobre o assunto concordam que a propagação do termo se deu com o advento da internet, mas vários escritores do passado já faziam uso do hipertexto em seus escritos. Os primórdios do hipertexto podem ser associados a uma idéia de Agostinho Ramelli cuja proposta era permitir a consulta simultânea de vários livros. A “roda de leitura” deste mesmo autor criada em 1588 é um exemplo disso.

Portanto pensar no uso do computador, bem como o do hipertexto no contexto da educação não é tarefa tão simples, embora, hoje, em razão da força com que se impõem no espaço educativo as ferramentas ligadas à informática, tal tema venha sendo intensamente pautado nas agendas, quer daqueles que se dedicam a buscar soluções técnicas para os problemas do ensino, quer daqueles que se preocupam (e estes em menor número) com uma visão mais ampla das questões relacionadas à educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário