Marcadores

quinta-feira, 18 de abril de 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA


Curso: Tecnologia na Educação 100 h – Mirabela-MG

Atividade sugerida para ser realizada no laboratório de informática: Pesquisa
A Escola Estadual Major Alexandre Rodrigues buscando valorizar a literatura brasileira usou como critério de nomeação de turmas, escritores no qual será tema de estudo durante o ano letivo pelos professores de língua portuguesa.  Com base nisso, desenvolvemos nosso plano de aula com, o conteúdo Vida e obra de Monteiro Lobato no dia 08 de abril das 10:35 às 11:25 horas no 6ᵒ Ano do Ensino Fundamental, que recebeu o nome deste escritor.
Inicialmente a professora teve uma conversa informal com os alunos sobre a pesquisa e conscientização do uso dos recursos tecnológicos para o bom desenvolvimento da aula. De posse do roteiro da pesquisa os alunos foram direcionados ao laboratório de informática para a realização das atividades.
No primeiro momento se envolveram com a atividade, compreendendo o foco da pesquisa, pois reconheceram os personagens criados pelo escritor e vivenciados pela mídia no seu dia a dia. Os integrantes dos grupos tiveram um bom entrosamento entre si (fora a disputa pelos computadores), porém não trocaram informações com os outros grupos.
Diante da possibilidade do uso do computador e da diversidade de informações, três grupos se dispersaram para outros assuntos (jogos), cumprindo parcialmente o que estava previsto no roteiro. A professora buscando solucionar o problema sugeriu uma página de jogos educativos que não fugia do tema abordado. Outros grupos buscaram a assistência da professora na escolha da página adequada.
Considerando as características da turma, que apresenta baixo nível de aprendizagem e indisciplina, esta nos surpreendeu com o bom comportamento durante o desenrolar da aula no laboratório, apesar das dificuldades encontradas (1computador sem mouse e 2 com sistema operacional travando). Ao “término” da pesquisa, os alunos retornaram a sala para o cumprimento do item 6 do roteiro.
Diante da quantidade de informações dentro do tema, o conteúdo poderia ser ampliado, atingindo outras disciplinas como:
·        Matemática: coleta de dados e montagem de tabelas relacionadas às obras e personagens preferidos.
·        História: A vida de Monteiro Lobato no contexto histórico social e político do país.
De maneira geral, a aula foi bem sucedida atingindo os objetivos propostos, aguçando nos alunos o interesse pelo hábito de pesquisa.

Link utilizado pela professora:
http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/sitio-do-pica-pau-amarelo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário