Marcadores

quinta-feira, 18 de abril de 2013

PORTFÓLIO CURSO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO


ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS
CURSO 100 hs



Nome do cursista: Irenice pereira Pinto Lima
Turma: E. E.Major Alexandre Rodrigues
Tutora Mariade de Lourdes Matos
APRESENTAÇÃO

O uso da tecnologia na escola pública anda a passos lentos, sabe- se das dificuldades encontradas pelo poder público em equipar escolas e capacitar educadores para atender as reais necessidades dessa nova clientela que chega às escolas públicas.
Contudo a experiência com o curso Tecnologia na Educação é uma semente lançada, os frutos virão com a disseminação e aplicação deste conhecimento que é uma ferramenta importantíssima para minimizar o percentual de excluídos digitalmente na sociedade.
Diante da urgência em incluir essa parcela da sociedade no mundo digital é que vejo a importância do curso Tecnologia na Educação na vida pessoal e profissional do educador brasileiro. Nos preparar e consequentemente preparar nossos educandos para lidar de maneira responsável e segura com as novas tecnologias.


PLANO DE AULA


ESCOLA ESTADUAL MAJOR ALEXANDRE RODRIGUES

CURSO: Tecnologia na Educação /100 h

UNIDADE: Unidade 2, atividade 2.6

CURSISTA: Lilian, Irenice, Caroline, Santuza e Cintia                

TEMA: Literatura

CONTEÚDO: Vida e obra de Monteiro Lobato

NÍVEL DE ENSINO: Fundamental

TURMA: 6º Ano Monteiro Lobato

CARGA HORÁRIA: 50min

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa. 

OBJETIVOS:
  • Conhecer através de pesquisa na internet a biografia de Monteiro Lobato.
  •  Identificar as principais obras do autor.
  • Reconhecer a importância do autor para a literatura brasileira.
  • Valorizar a literatura brasileira.

DESENVOLVIMENTO DA AULA:

Primeiro momento:
  •  Conversa informal com os alunos sobre a pesquisa.
  •  Conscientização do uso dos recursos tecnológicos para o desenvolvimento da aula.
  •   Entrega de roteiro para orientação da pesquisa. (Anexo I)
 Segundo Momento:
  •   Preparar o ambiente de desenvolvimento da pesquisa (laboratório de informática)
   Terceiro Momento:
  •    Direcionamento dos alunos para o laboratório de informática.
  •    Pesquisar na internet a biografia e principais obras de Monteiro Lobato (30 min).
   Quarto momento
  •  Retorno dos alunos à sala para o cumprimento do item 6 do roteiro (20 min).
ESTRATÉGIAS E RECURSOS:

Aula dialogada e prática no laboratório de informática com os seguintes recursos: computadores, câmara fotográfica, folha A4, lápis de escrever e caderno.

AVALIAÇÃO:
  •     Desempenho dos alunos em grupo e individual.

                                       

ANEXO I

ROTEIRO DE PESQUISA.

        1-  Nome completo do autor.
        2-   Onde e quando nasceu.
        3-   Principais obras do autor.
        4-  Além da literatura, em que outras coisas Monteiro Lobato se dedicou.
        5-  Escreva o nome de alguns personagens que você conhece que foram criados por Lobato.
           6-  Se possível faça um pequeno resumo da história de vida de Monteiro Lobato.














RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA


Curso: Tecnologia na Educação 100 h – Mirabela-MG

Atividade sugerida para ser realizada no laboratório de informática: Pesquisa
A Escola Estadual Major Alexandre Rodrigues buscando valorizar a literatura brasileira usou como critério de nomeação de turmas, escritores no qual será tema de estudo durante o ano letivo pelos professores de língua portuguesa.  Com base nisso, desenvolvemos nosso plano de aula com, o conteúdo Vida e obra de Monteiro Lobato no dia 08 de abril das 10:35 às 11:25 horas no 6ᵒ Ano do Ensino Fundamental, que recebeu o nome deste escritor.
Inicialmente a professora teve uma conversa informal com os alunos sobre a pesquisa e conscientização do uso dos recursos tecnológicos para o bom desenvolvimento da aula. De posse do roteiro da pesquisa os alunos foram direcionados ao laboratório de informática para a realização das atividades.
No primeiro momento se envolveram com a atividade, compreendendo o foco da pesquisa, pois reconheceram os personagens criados pelo escritor e vivenciados pela mídia no seu dia a dia. Os integrantes dos grupos tiveram um bom entrosamento entre si (fora a disputa pelos computadores), porém não trocaram informações com os outros grupos.
Diante da possibilidade do uso do computador e da diversidade de informações, três grupos se dispersaram para outros assuntos (jogos), cumprindo parcialmente o que estava previsto no roteiro. A professora buscando solucionar o problema sugeriu uma página de jogos educativos que não fugia do tema abordado. Outros grupos buscaram a assistência da professora na escolha da página adequada.
Considerando as características da turma, que apresenta baixo nível de aprendizagem e indisciplina, esta nos surpreendeu com o bom comportamento durante o desenrolar da aula no laboratório, apesar das dificuldades encontradas (1computador sem mouse e 2 com sistema operacional travando). Ao “término” da pesquisa, os alunos retornaram a sala para o cumprimento do item 6 do roteiro.
Diante da quantidade de informações dentro do tema, o conteúdo poderia ser ampliado, atingindo outras disciplinas como:
·        Matemática: coleta de dados e montagem de tabelas relacionadas às obras e personagens preferidos.
·        História: A vida de Monteiro Lobato no contexto histórico social e político do país.
De maneira geral, a aula foi bem sucedida atingindo os objetivos propostos, aguçando nos alunos o interesse pelo hábito de pesquisa.

Link utilizado pela professora:
http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/sitio-do-pica-pau-amarelo/

REGISTRO DIGITAL DA AULA PRÁTICA






















quarta-feira, 25 de abril de 2012

Inclusão digital - EJA

Quais os bloqueios/resistências que os jovens e adultos em fase de alfabetização apresentam em relação à tecnologia digital? É uma boa pergunta para nosso projeto não é mesmo? Confira este site.
http://www.slideshare.net/Jaquehil/eja-incluso-digital-presentation