Marcadores

segunda-feira, 3 de junho de 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA ( SÓLIDOS GEOMÉTRICOS)



Curso: Tecnologia na Educação 100 h – Mirabela-MG

Atividade sugerida para ser realizada no laboratório de informática: Pesquisa

    É grande a dificuldade dos alunos em visualizar as figuras espaciais a partir de figuras planas. Pensando nisso, realizou-se na Escola Estadual Major Alexandre Rodrigues, com os alunos do 6º ano Monteiro Lobato, no dia 20 de maio de 2013 das 9:45 às 11:25 uma atividade sobre formas geométricas espaciais (reconhecendo formas). Pretendendo com isso, que o aluno chegasse a conclusão que grande parte dos objetos que manipulamos no dia a dia são figuras geométricas planas e espaciais, estudadas pela Matemática. A ideia desta aula foi: “aprender fazendo”, pois os alunos puderam comparar, recortar, colar e montar os sólidos geométricos, tornando-se os autores de sua própria aprendizagem. No primeiro momento de posse do roteiro de pesquisa, os alunos se dirigiram ao laboratório para dar inicio aos trabalhos, onde puderam conhecer os sólidos e associá-los as formas geométricas do cotidiano. 

    Ao término da pesquisa os alunos retornaram a sala de aula para socialização da mesma. Eles puderam constatar que a grande maioria dos objetos que manuseamos nos lembra os sólidos geométricos como: a lixeira (cilindro), a CPU e a própria sala (paralelepípedo), o dado utilizado em jogos (cubo), a bola (esfera), as pirâmides do Egito citado em muitos contos matemáticos (pirâmide) e a casquinha de sorvete (cone).

    Terminada a socialização a professora dividiu a turma em grupos e lhes entregou os sólidos e objetos utilizados no cotidiano (caixas, latas, chapéu de aniversário, bolas, cubo mágico, embalagens) para que manuseassem e percebessem as características de cada um. Em seguida foram orientados a abrir os sólidos, se possível, obtendo assim a planificação dos mesmos, onde puderam concluir que a esfera não possui planificação. Após essa etapa a professora passou um slide para melhor compreensão do tema abordado.

    Finalizando a aula os alunos pintaram, recortaram, dobraram e colaram as planificações (disponibilizadas no rodapé) nos locais indicados dando forma aos sólidos geométricos e desenvolvendo a visão espacial e alcançando os objetivos almejados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário