A Escola Estadual Major
Alexandre Rodrigues desenvolveu um projeto cujo tema, Água, foi aplicado visando
a conscientização de toda comunidade escolar quanto à sua importância e
preservação. Foi abordada também a questão da seca no Norte de Minas. Este
projeto foi interdisciplinar e cada disciplina desenvolveu de maneira criativa
uma forma de apresentá-lo. Vários recursos tecnológicos foram utilizados como
por exemplo, na área de história e geografia, os alunos registraram com uma
câmera digital as nascentes dos rios e a seca na região. Foi montada uma
exposição com fotografias por eles produzidas. Além disso, montou-se um vídeo
retratando a trajetória do trabalho desenvolvido, mostrando a dificuldade da população
em relação a seca, o assoreamento dos rios, a morte de animais e a difícil
condição de vida do sertanejo, apresentado em projetor de imagens sobre o som
de Guilherme Arantes, com a música planeta água. Os alunos construíram horta
suspensa, reciclaram papéis e produziram diversos objetos. Foram produzidos
folhetos impressos com dicas para evitar o desperdício. Os alunos fizeram
paródias e gravaram clips que eles mesmos produziram sobre o tema proposto. Na
área de português foram produzidos poemas e textos, transformados em varais que
enfeitaram toda a escola.
sábado, 6 de julho de 2013
terça-feira, 2 de julho de 2013
Animal merece cuidados
Gostaria de compartilhar com vocês o link abaixo. Nele há um projeto desenvolvido por uma escola do Rio Grande do Sul que contempla a participação da família nas atividades escolares. Creio que vocês irão gostar, aproveite e divulgue para os seus amigos.
PROJETO LITERATURA
Escola Estadual Major Alexandre Rodrigues
Projeto de Aprendizagem
A história por trás das histórias
(A origem do papel e a história do livro segundo Pedro Bandeira)
Docentes: Caroline Fabianne Ruas Ribeiro
Irenice Pereira Pinto Lima
Lilian do Socorro Costa Lopes
Santuza Gomes Fróes Souto
Vanda Dias Maia
Mirabela (MG), Junho de 2013
Introdução
O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades e do crescimento intelectual do indivíduo. Ele permite ao ser humano registrar fatos importantes da sua história e repassar tais fatos às sociedades posteriores; O livro incrementa a missão de educar, pois fornece informações, lazer, cultura, propiciando ao leitor elaborar seu próprio conhecimento, facilitando à escrita e aguçando a imaginação. Ao voltarmos o nosso olhar para o lúdico percebemos que de algum modo, todos já ouviram uma história, seja ela retirada de um livro ou da imaginação de quem a contou, assim percebemos o quanto a história se torna importante na vida de uma criança. Muitos adolescentes descobriram respostas para suas inquietações em livros de romances ou diários. Logo se vê a importância das histórias registradas nos livros, pois são através delas que os leitores descobrem outros lugares, tempos, jeitos de agir e de ser. Contudo, muitos leitores desconhecem a história do surgimento do livro ou mesmo do papel que o compõe. Baseado nesta ideia escolhemos o livro de Pedro Bandeira( O mistério da fabrica de livros) para contar a historia do surgimento do livro, incentivando o leitor o gosto pela leitura, uma vez que o autor relata essa história de maneira agradável e interessante e usa de situações vivenciadas por muitos ao longo de suas vidas.
Tema: A origem do papel e a história do livro segundo Pedro Bandeira
Tempo de duração: 2 meses
Público alvo: Discentes do 8º Ano da Escola Estadual Major Alexandre Rodrigues.
Ao iniciarmos o projeto foram levantadas as seguintes dúvidas e certezas:
Dúvidas temporárias:
• O que é necessário para produzir um livro?
• O que compõe um livro?
• De onde vem o papel?
• Qualquer pessoa pode ser autor?
Certezas provisórias:
• Existem vários tipos de livros;
• O livro tem capa e autor;
• O livro pode ser fictício ou não;
Objetivo geral:
Despertar no aluno o gosto pela leitura e escrita, tornando-o um leitor crítico e participativo.
Objetivos específicos:
• Fazer com que o aluno crie e recrie sua história através de sua imaginação;
• Apresentar um livro e identificar os elementos que o compõe;
• Conscientizar os alunos sobre a importância do livro e da leitura;
O tema será trabalhado de forma interdisciplinar, envolvendo os seguintes conteúdos:
• Língua Portuguesa: Leitura e interpretação, produção escrita e conhecer a estrutura do livro.
• Ciências: A transformação do eucalipto em papel;
• Informática: Word, PowerPoint, navegação na Internet, Paint;
• Matemática: Unidade de medidas (Comprimento e tempo).
Metodologia
• Aula no laboratório de informática;
• Visita a biblioteca;
• Produção do livro;
• Divulgação do livro para a comunidade através de panfletos e facebook.
• Tarde de autógrafos;
Recursos
• Computador;
• Livros diversos;
• Internet;
• Panfletos
• Câmera digital;
• Caderno, lápis, borracha, papel sulfite, baú, calendário, foto da pagina inicial do facebook, caixa de musica, celular, baton, perfume, boné, brinco, bola, pendrive e tênis.
Desenvolvimento
1º Momento:
Professor responsável: Santuza Gomes Fróes Souto.
Tempo previsto: 1h/a
· Visitar a biblioteca, para o aluno identificar os diversos tipos de livros e as partes que o compõe.
2º Momento:
Professor responsável: Lilian Socorro Costa Lopes.
Tempo previsto:1h/a
· Roda de conversa com levantamento de hipóteses acerca do titulo “O mistério da fabrica de livros”
3º Momento:
Tempo previsto: 15 dias.
· Os alunos deverão fazer a leitura do livro “O mistério da fabrica de livros” de Pedro Bandeira disponibilizado em PDF.
http://portugues.seed.pr.gov.br/arquivos/File/PedroBandeiraOMistrdaFbricadeLivros.pdf
4º Momento:
Professor responsável: Caroline Fabianne Ruas Ribeiro
Tempo previsto: 2 dias
· Orientar os alunos quanto à estrutura de um livro, sua importância e incentivá-los a produção do mesmo.
5º Momento:
Professor responsável: Irenice Pereira Pinto Lima
Tempo previsto: 1h/a
· Debate para definição do tipo de histórias que irão compor o livro a ser produzido, tendo como detonador um baú com objetos do cotidiano (calendário, foto da pagina inicial do facebook, caixa de musica, celular, baton, perfume, boné, brinco, bola, pendrive e tênis) que instigue o aluno na escolha das histórias a serem escritas. O professor irá sugerir ao aluno que pegue um objeto no baú que tenha afinidade com ele ou com a fase vivenciada, ficando a critério do aluno escrever algo relacionado a esse objeto ou não.
6º Momento:
Professor responsável: Santuza Gomes Fróes Souto
Tempo previsto: 3 semanas
· Produção, correção e digitação das histórias
· Usar o Word
7 º Momento:
Professor responsável: Vanda Dias Maia e Irenice Pereira Pinto Lima
Tempo previsto: 1 semana
· Montagem do livro.
8 º Momento:
Professor responsável: Caroline Fabianne Ruas Ribeiro
Tempo previsto: 3 semanas
· Divulgação no facebook e confecção de panfletos para o lançamento do livro.
· Usar a internet e o Paint.
9 º Momento:
Responsáveis: Docentes e discentes.
Tempo previsto: 3h/a
· Lançamento do livro para a comunidade.
Avaliação
· Desempenho dos alunos na produção do livro.
Bibliografia
http://portugues.seed.pr.gov.br/arquivos/File/PedroBandeiraOMistrdaFbricadeLivros.pdf
http://pensador.uol.com.br/autor/pedro_bandeira/
Assinar:
Postagens (Atom)