Marcadores

sábado, 6 de julho de 2013

Relato de experiência de uso da mídia na educação



A Escola Estadual Major Alexandre Rodrigues desenvolveu um projeto cujo tema, Água, foi aplicado visando a conscientização de toda comunidade escolar quanto à sua importância e preservação. Foi abordada também a questão da seca no Norte de Minas. Este projeto foi interdisciplinar e cada disciplina desenvolveu de maneira criativa uma forma de apresentá-lo. Vários recursos tecnológicos foram utilizados como por exemplo, na área de história e geografia, os alunos registraram com uma câmera digital as nascentes dos rios e a seca na região. Foi montada uma exposição com fotografias por eles produzidas. Além disso, montou-se um vídeo retratando a trajetória do trabalho desenvolvido, mostrando a dificuldade da população em relação a seca, o assoreamento dos rios, a morte de animais e a difícil condição de vida do sertanejo, apresentado em projetor de imagens sobre o som de Guilherme Arantes, com a música planeta água. Os alunos construíram horta suspensa, reciclaram papéis e produziram diversos objetos. Foram produzidos folhetos impressos com dicas para evitar o desperdício. Os alunos fizeram paródias e gravaram clips que eles mesmos produziram sobre o tema proposto. Na área de português foram produzidos poemas e textos, transformados em varais que enfeitaram toda a escola.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Animal merece cuidados

Gostaria de compartilhar com vocês o link abaixo. Nele há um projeto desenvolvido por uma escola do Rio Grande do Sul que contempla a participação da família nas atividades escolares. Creio que vocês irão gostar, aproveite e divulgue para os seus amigos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2792

PROJETO LITERATURA


Escola Estadual Major Alexandre Rodrigues 
Projeto de Aprendizagem




A história por trás das histórias
(A origem do papel e a história do livro segundo Pedro Bandeira)





Docentes: Caroline Fabianne Ruas Ribeiro

Irenice Pereira Pinto Lima

Lilian do Socorro Costa Lopes

Santuza Gomes Fróes Souto

Vanda Dias Maia




Mirabela (MG), Junho de 2013


Introdução

     O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades e do crescimento intelectual do indivíduo. Ele permite ao ser humano registrar fatos importantes da sua história e repassar tais fatos às sociedades posteriores; O livro incrementa a missão de educar, pois fornece informações, lazer, cultura, propiciando ao leitor elaborar seu próprio conhecimento, facilitando à escrita e aguçando a imaginação. Ao voltarmos o nosso olhar para o lúdico percebemos que de algum modo, todos já ouviram uma história, seja ela retirada de um livro ou da imaginação de quem a contou, assim percebemos o quanto a história se torna importante na vida de uma criança. Muitos adolescentes descobriram respostas para suas inquietações em livros de romances ou diários. Logo se vê a importância das histórias registradas nos livros, pois são através delas que os leitores descobrem outros lugares, tempos, jeitos de agir e de ser. Contudo, muitos leitores desconhecem a história do surgimento do livro ou mesmo do papel que o compõe. Baseado nesta ideia escolhemos o livro de Pedro Bandeira( O mistério da fabrica de livros) para contar a historia do surgimento do livro, incentivando o leitor o gosto pela leitura, uma vez que o autor relata essa história de maneira agradável e interessante e usa de situações vivenciadas por muitos ao longo de suas vidas.

“O futuro só tem valor se nele podermos garantir a perpetuação do passado”. Pedro Bandeira


Tema: A origem do papel e a história do livro segundo Pedro Bandeira

Tempo de duração: 2 meses

Público alvo: Discentes do 8º Ano da Escola Estadual Major Alexandre Rodrigues.

Ao iniciarmos o projeto foram levantadas as seguintes dúvidas e certezas:

Dúvidas temporárias:

• O que é necessário para produzir um livro?

• O que compõe um livro?

• De onde vem o papel?

• Qualquer pessoa pode ser autor?

Certezas provisórias:

• Existem vários tipos de livros;

• O livro tem capa e autor;

• O livro pode ser fictício ou não;


Objetivo geral:

Despertar no aluno o gosto pela leitura e escrita, tornando-o um leitor crítico e participativo. 

Objetivos específicos:

• Fazer com que o aluno crie e recrie sua história através de sua imaginação;

• Apresentar um livro e identificar os elementos que o compõe;

• Conscientizar os alunos sobre a importância do livro e da leitura;


O tema será trabalhado de forma interdisciplinar, envolvendo os seguintes conteúdos:


• Língua Portuguesa: Leitura e interpretação, produção escrita e conhecer a estrutura do livro.

• Ciências: A transformação do eucalipto em papel;

• Informática: Word, PowerPoint, navegação na Internet, Paint;

• Matemática: Unidade de medidas (Comprimento e tempo).


Metodologia

• Aula no laboratório de informática;

• Visita a biblioteca;

• Produção do livro;

• Divulgação do livro para a comunidade através de panfletos e facebook.

• Tarde de autógrafos;


Recursos

• Computador;

• Livros diversos;

• Internet;

• Panfletos

• Câmera digital;

• Caderno, lápis, borracha, papel sulfite, baú, calendário, foto da pagina inicial do facebook, caixa de musica, celular, baton, perfume, boné, brinco, bola, pendrive e tênis.


Desenvolvimento

1º Momento:

Professor responsável: Santuza Gomes Fróes Souto.

Tempo previsto: 1h/a

· Visitar a biblioteca, para o aluno identificar os diversos tipos de livros e as partes que o compõe.

2º Momento:

Professor responsável: Lilian Socorro Costa Lopes.

Tempo previsto:1h/a

· Roda de conversa com levantamento de hipóteses acerca do titulo “O mistério da fabrica de livros”

3º Momento:

Tempo previsto: 15 dias.

· Os alunos deverão fazer a leitura do livro “O mistério da fabrica de livros” de Pedro Bandeira disponibilizado em PDF.

http://portugues.seed.pr.gov.br/arquivos/File/PedroBandeiraOMistrdaFbricadeLivros.pdf

4º Momento:

Professor responsável: Caroline Fabianne Ruas Ribeiro

Tempo previsto: 2 dias

· Orientar os alunos quanto à estrutura de um livro, sua importância e incentivá-los a produção do mesmo.

5º Momento:

Professor responsável: Irenice Pereira Pinto Lima

Tempo previsto: 1h/a

· Debate para definição do tipo de histórias que irão compor o livro a ser produzido, tendo como detonador um baú com objetos do cotidiano (calendário, foto da pagina inicial do facebook, caixa de musica, celular, baton, perfume, boné, brinco, bola, pendrive e tênis) que instigue o aluno na escolha das histórias a serem escritas. O professor irá sugerir ao aluno que pegue um objeto no baú que tenha afinidade com ele ou com a fase vivenciada, ficando a critério do aluno escrever algo relacionado a esse objeto ou não.


6º Momento:

Professor responsável: Santuza Gomes Fróes Souto

Tempo previsto: 3 semanas

· Produção, correção e digitação das histórias

· Usar o Word


7 º Momento:

Professor responsável: Vanda Dias Maia e Irenice Pereira Pinto Lima

Tempo previsto: 1 semana

· Montagem do livro.

8 º Momento:

Professor responsável: Caroline Fabianne Ruas Ribeiro

Tempo previsto: 3 semanas

· Divulgação no facebook e confecção de panfletos para o lançamento do livro.

· Usar a internet e o Paint.

9 º Momento:

Responsáveis: Docentes e discentes.

Tempo previsto: 3h/a

· Lançamento do livro para a comunidade.

Avaliação

· Desempenho dos alunos na produção do livro.


Bibliografia

http://portugues.seed.pr.gov.br/arquivos/File/PedroBandeiraOMistrdaFbricadeLivros.pdf

http://pensador.uol.com.br/autor/pedro_bandeira/