Marcadores

segunda-feira, 3 de junho de 2013

PLANO DE AULA ( SÓLIDOS GEOMÉTRICOS)


ESCOLA ESTADUAL MAJOR ALEXANDRE RODRIGUES

Curso: Tecnologias na Educação 100hs

Cursistas: Lilian, Irenice, Caroline e Santuza

Tema: Espaço e Forma

Conteúdo: Sólidos Geométricos

Nível de ensino: Fundamental

Turma: 6º Ano monteiro Lobato

Carga Horária: 2 horas aula

Componente curricular: Matemática

Objetivos:

· Conhecer as características dos sólidos geométricos em figuras e objetos do cotidiano;

· Reconhecer a presença das figuras planas no sólido;

· Explorar a planificação dos sólidos geométricos;

· Construir os sólidos geométricos a partir de figuras planas.

Desenvolvimento da Aula

Primeiro momento:

· Entrega de roteiro para a orientação da pesquisa (em anexo);

· Direcionamento para a sala de informática;

· Pesquisar na internet os sólidos geométricos (20 min).

Segundo momento:

· Retorno à sala,

· Roda de conversa sobre a pesquisa realizada pelos alunos, relacionando as informações contidas na pesquisa com o cotidiano.

Terceiro momento:

· Manusear os sólidos entregues pela professora, comparando-os com objetos do dia a dia.

· Apresentação dos sólidos em PowerPoint

· Planificar os sólidos (professora deverá orientá-los a abrir os sólidos, quando possível, obtendo assim a planificação dos mesmos).

Quarto momento:

· Construção dos sólidos através de planificações (link de onde foram retiradas as planificações em anexo).

Estratégias e Recursos

· PowerPoint;

· Data show;

· Internet;

· Folha A4, cola, tesoura, tinta, pincel, embalagens de produtos que lembram os sólidos;

· Material pedagógico (sólidos geométricos).

Avaliação

A avaliação será realizada a partir das observações do professor sobre a participação individual e seu envolvimento com a proposta, fazendo a análise do conhecimento do conhecimento aprendido pelo aluno sobre a temática.

Anexos

(roteiro da pesquisa)

Pesquisar o que são sólidos geométricos e que figuras do cotidiano nos lembra estes sólidos.

(link de onde foram retiradas as planificações do cubo, paralelepípedo, cone, pirâmide e cilindro).

http://cantinho-da-mat.blogspot.com.br/p/planificacao-de-solidos-geometricos.html

(link sugerido para planificação em tempo real)

http://www.sitiodosmiudos.pt/matematica/default.asp?url_area=E

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA ( SÓLIDOS GEOMÉTRICOS)



Curso: Tecnologia na Educação 100 h – Mirabela-MG

Atividade sugerida para ser realizada no laboratório de informática: Pesquisa

    É grande a dificuldade dos alunos em visualizar as figuras espaciais a partir de figuras planas. Pensando nisso, realizou-se na Escola Estadual Major Alexandre Rodrigues, com os alunos do 6º ano Monteiro Lobato, no dia 20 de maio de 2013 das 9:45 às 11:25 uma atividade sobre formas geométricas espaciais (reconhecendo formas). Pretendendo com isso, que o aluno chegasse a conclusão que grande parte dos objetos que manipulamos no dia a dia são figuras geométricas planas e espaciais, estudadas pela Matemática. A ideia desta aula foi: “aprender fazendo”, pois os alunos puderam comparar, recortar, colar e montar os sólidos geométricos, tornando-se os autores de sua própria aprendizagem. No primeiro momento de posse do roteiro de pesquisa, os alunos se dirigiram ao laboratório para dar inicio aos trabalhos, onde puderam conhecer os sólidos e associá-los as formas geométricas do cotidiano. 

    Ao término da pesquisa os alunos retornaram a sala de aula para socialização da mesma. Eles puderam constatar que a grande maioria dos objetos que manuseamos nos lembra os sólidos geométricos como: a lixeira (cilindro), a CPU e a própria sala (paralelepípedo), o dado utilizado em jogos (cubo), a bola (esfera), as pirâmides do Egito citado em muitos contos matemáticos (pirâmide) e a casquinha de sorvete (cone).

    Terminada a socialização a professora dividiu a turma em grupos e lhes entregou os sólidos e objetos utilizados no cotidiano (caixas, latas, chapéu de aniversário, bolas, cubo mágico, embalagens) para que manuseassem e percebessem as características de cada um. Em seguida foram orientados a abrir os sólidos, se possível, obtendo assim a planificação dos mesmos, onde puderam concluir que a esfera não possui planificação. Após essa etapa a professora passou um slide para melhor compreensão do tema abordado.

    Finalizando a aula os alunos pintaram, recortaram, dobraram e colaram as planificações (disponibilizadas no rodapé) nos locais indicados dando forma aos sólidos geométricos e desenvolvendo a visão espacial e alcançando os objetivos almejados.