quinta-feira, 18 de abril de 2013
NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO
Navegar livremente é uma boa
experiência, permite ao internauta descobrir novos caminhos, novos saberes. A
ele é delegado o poder de escolha, as inúmeras possibilidade de percurso
oferecidas ao leitor complementam o texto principal. A cada link clicado uma
nova página se abre e a decisão é do leitor em seguir adiante ou não. A
navegação a deriva exige atenção redobrada por parte do usuário, para que o
foco de pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos que embora seja de
interesse do pesquisador, mas não se define como complementar.
Aparentemente a terminologia
hipertexto parece um termo recente, mas a pesquisa na busca do conceito deste
termo revelou grandes descobertas. Autores que versam sobre o assunto concordam
que a propagação do termo se deu com o advento da internet, mas vários
escritores do passado já faziam uso do hipertexto em seus escritos. Os
primórdios do hipertexto podem ser associados a uma idéia de Agostinho Ramelli
cuja proposta era permitir a consulta simultânea de vários livros. A “roda de
leitura” deste mesmo autor criada em 1588 é um exemplo disso.
Portanto pensar no uso do
computador, bem como o do hipertexto no contexto da educação não é tarefa tão
simples, embora, hoje, em razão da força com que se impõem no espaço educativo
as ferramentas ligadas à informática, tal tema venha sendo intensamente pautado
nas agendas, quer daqueles que se dedicam a buscar soluções técnicas para os
problemas do ensino, quer daqueles que se preocupam (e estes em menor número)
com uma visão mais ampla das questões relacionadas à educação.
PORTFÓLIO CURSO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS
CURSO 100 hs
Nome do cursista: Irenice pereira Pinto
Lima
Turma: E. E.Major Alexandre Rodrigues
Tutora Mariade de Lourdes Matos
APRESENTAÇÃO
O uso da tecnologia na escola pública anda
a passos lentos, sabe- se das dificuldades encontradas pelo poder público em
equipar escolas e capacitar educadores para atender as reais necessidades dessa
nova clientela que chega às escolas públicas.
Contudo a experiência com o curso Tecnologia
na Educação é uma semente lançada, os frutos virão com a disseminação e
aplicação deste conhecimento que é uma ferramenta importantíssima para
minimizar o percentual de excluídos digitalmente na sociedade.
Diante da urgência em incluir essa parcela
da sociedade no mundo digital é que vejo a importância do curso Tecnologia na
Educação na vida pessoal e profissional do educador brasileiro. Nos preparar e
consequentemente preparar nossos educandos para lidar de maneira responsável e
segura com as novas tecnologias.
PLANO DE AULA
ESCOLA ESTADUAL MAJOR ALEXANDRE RODRIGUES
CURSO: Tecnologia na
Educação /100 h
UNIDADE: Unidade 2, atividade 2.6
CURSISTA: Lilian, Irenice, Caroline, Santuza e Cintia
TEMA: Literatura
CONTEÚDO: Vida e obra de Monteiro Lobato
NÍVEL DE ENSINO: Fundamental
TURMA: 6º Ano Monteiro Lobato
CARGA HORÁRIA: 50min
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa.
OBJETIVOS:
- Conhecer através de pesquisa na internet a biografia de Monteiro Lobato.
- Identificar as principais obras do autor.
- Reconhecer a importância do autor para a literatura brasileira.
- Valorizar a literatura brasileira.
DESENVOLVIMENTO DA
AULA:
Primeiro momento:
- Conversa informal com os alunos sobre a pesquisa.
- Conscientização do uso dos recursos tecnológicos para o desenvolvimento da aula.
- Entrega de roteiro para orientação da pesquisa. (Anexo I)
Segundo Momento:
- Preparar o ambiente de desenvolvimento da pesquisa (laboratório de informática)
Terceiro Momento:
- Direcionamento dos alunos para o laboratório de informática.
- Pesquisar na internet a biografia e principais obras de Monteiro Lobato (30 min).
Quarto momento
- Retorno dos alunos à sala para o cumprimento do item 6 do roteiro (20 min).
ESTRATÉGIAS
E RECURSOS:
Aula dialogada e prática no laboratório de
informática com os seguintes recursos: computadores, câmara fotográfica, folha
A4, lápis de escrever e caderno.
AVALIAÇÃO:
- Desempenho dos alunos em grupo e individual.
ANEXO I
ROTEIRO DE
PESQUISA.
1-
Nome completo do autor.
2-
Onde e quando nasceu.
3-
Principais obras do autor.
4- Além da literatura, em que outras coisas Monteiro
Lobato se dedicou.
5-
Escreva o nome de alguns personagens que você
conhece que foram criados por Lobato.
6- Se possível faça um pequeno resumo da história de
vida de Monteiro Lobato.
|
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA
Curso:
Tecnologia na Educação 100 h – Mirabela-MG
Atividade
sugerida para ser realizada no laboratório de informática: Pesquisa
A
Escola Estadual Major Alexandre Rodrigues buscando valorizar a literatura
brasileira usou como critério de nomeação de turmas, escritores no qual será tema
de estudo durante o ano letivo pelos professores de língua portuguesa. Com base nisso, desenvolvemos nosso plano de
aula com, o conteúdo Vida e obra de Monteiro Lobato no dia 08 de abril das 10:35
às 11:25 horas no 6ᵒ Ano do Ensino Fundamental, que recebeu o nome deste
escritor.
Inicialmente
a professora teve uma conversa informal com os alunos
sobre a pesquisa e conscientização do uso dos recursos tecnológicos para o bom desenvolvimento
da aula. De posse do roteiro da pesquisa os alunos foram direcionados ao
laboratório de informática para a realização das atividades.
No primeiro momento se envolveram com a atividade, compreendendo o
foco da pesquisa, pois reconheceram os personagens criados pelo escritor e
vivenciados pela mídia no seu dia a dia. Os integrantes dos grupos tiveram um
bom entrosamento entre si (fora a disputa pelos computadores), porém não
trocaram informações com os outros grupos.
Diante da possibilidade do uso do computador e da diversidade de
informações, três grupos se dispersaram para outros assuntos (jogos), cumprindo
parcialmente o que estava previsto no roteiro. A professora buscando solucionar
o problema sugeriu uma página de jogos educativos que não fugia do tema
abordado. Outros grupos buscaram a assistência da professora na escolha da
página adequada.
Considerando as características da turma, que apresenta baixo
nível de aprendizagem e indisciplina, esta nos surpreendeu com o bom
comportamento durante o desenrolar da aula no laboratório, apesar das
dificuldades encontradas (1computador sem mouse e 2 com sistema operacional
travando). Ao “término” da pesquisa, os alunos retornaram a sala para o
cumprimento do item 6 do roteiro.
Diante da quantidade de informações dentro do tema, o conteúdo
poderia ser ampliado, atingindo outras disciplinas como:
·
Matemática: coleta de dados e montagem
de tabelas relacionadas às obras e personagens preferidos.
·
História: A vida de Monteiro Lobato no
contexto histórico social e político do país.
De maneira
geral, a aula foi bem sucedida atingindo os objetivos propostos, aguçando nos
alunos o interesse pelo hábito de pesquisa.
Link utilizado pela professora:
http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/sitio-do-pica-pau-amarelo/
Link utilizado pela professora:
http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/sitio-do-pica-pau-amarelo/
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